terça-feira, 26 de maio de 2009

EU x EU

Esse fim de semana foi bem corrido, sábado treinei em dois períodos. De manhã treinei dois katas: sepai e kururunfa. Algumas correções técnicas foram feitas pelo sensei Akira e peguei essas partes para treinar mais. Ainda não consegui sanar todos os erros, mas para o próximo treino espero já estar perto de solucioná-los. À tarde, não treinei nenhum kata específico, mas o sensei Horácio passou alguns exercícios para treinar um pouco de técnicas de karate aliadas à potência. Depois fizemos uma rodada de kata. Escolhi o kururunfa.

Fiquei bem cansada com os treinos e tirei o domingo para descansar um pouco. Por causa dos treinos de musculação, sinto que meu corpo ainda está em adaptação e não corresponde do jeito que gostaria.

Ontem, o “meu lado fraco” ficou martelando na cabeça para depois da faculdade ir pra casa em vez de ir treinar, ainda mais com um monte de matéria pra estudar para a prova que eu tinha hoje. Mas o “eu forte” ganhou. Acho bem legal quando isso acontece, quando mostro para o lado fraco que ele é fraco, essa disputa que tenho comigo mesmo. Não sei ao certo, mas acredito que todo atleta vivencia isso, por mais que você ame o que faz, sempre tem aqueles dias que você não ta muito afim.

Muitas vezes essa disputa comigo mesmo acontece nos treinos de corrida. Como estou aqui treinando sozinha, tem uma “voz” que fica dizendo “pára, você está cansada!”, mas continuo correndo até cumprir a meta do dia e ai a sensação é indescritível.

Falando em corrida, no domingo é o dia da prova de 10km que nossa equipe vai participar. A inscrição foi feita no pelotão que pretende terminar a prova em menos de 50 minutos, me inscrevi nesse pelotão para poder largar com o resto da equipe, mas meu objetivo pessoal é terminar abaixo de 1h, já que no ano passado participei de duas provas de 10km e meu tempo foi de 1h01min.

Leia Mais…

domingo, 24 de maio de 2009

Reportagem da TV Globo - RJ

Segue a rápida reportagem que foi veiculada no Rio de Janeiro sobre a seletiva para o mundial que aconteceu em Barra do Piraí - RJ.

Leia Mais…

terça-feira, 19 de maio de 2009

Future champion of the world

Esses dias peguei um dos livros que tenho sobre esporte/motivação para dar uma lida, faz tempo que não leio coisas que não sejam da faculdade e estava sentindo falta disso. O livro que escolhi foi "Heróis do esporte, heróis da vida" de José Augusto de Aguiar Costa. É um livro com vários pequenos contos sobre personagens do esporte e suas fascinantes histórias dentro do mundo esportivo.


Uma das histórias que gostei muito foi sobre o ex-jogador de basquete Oscar Schimidt. No livro tem transcrito uma parte da entrevista que ele deu para seu irmão, Tadeu Schimidt: "Eu não treinei pra ser bom, eu queria ser o melhor do mundo. Não consegui ser, mas treinei mais que qualquer um. Eu vou dormir hoje, amanhã e quando acabar a minha carreira eu vou dizer: 'Fiz tudo que eu podia'."


Quando li isso me identifiquei muito com as palavras dele. Quero ser a melhor e se não conseguir quero poder dizer que fiz tudo que podia. Desde o ano passado com a volta da IKGA Brasil, tem se falado no mundial deste ano. Com a classificação garantida no início desse mês, parece que tudo o que acontece ao meu redor está relacionado ao campeonato. Aqui na faculdade em Santos muitos já me conhecem como "a garota que vai pra África do Sul disputar o mundial". As notícias se espalham rápido e fico contente com o apoio que tenho recebido dos meus novos colegas.

Hoje estreiei uma camiseta que comprei no fim de semana passado:


Alguns podem entender que estou "me achando" ou sendo metida... mas na verdade isso é só pra mostrar que eu acredito e ao olhar para o que está escrito na camiseta estou comprometida para que isso se torne realidade.

Leia Mais…

sábado, 9 de maio de 2009

Resuminho da semana

Bom, essa semana no quesito treino não foi nada demais. Na verdade preferi dar um descanso pro corpo depois da viagem exaustiva que foi a ida e volta a Barra do Piraí no final de semana. Tão importante quanto o treino é também a recuperação, então essa semana corridinhas leves e alguns momentos de recreação com o pessoal da faculdade jogando futsal.

Para semana que vem o planejado é alterar o treino de musculação com o objetivo de ganhar força e assim, me livrar dos treinos de resistência finalmente. Não que eu seja contra o treino de resistência, mas estava fazendo séries com 20-30 repetições... o que tornava o treino longo e monótono. Já disse que nunca fui muito fã da musculação! =P

Então, mudança na musculação e nas corridas: pegar mais firme, já que a prova de 10km da maratona de SP tá chegando, no final deste mês. Com competições de karate importantes aparecendo só no mês de julho, dá pra aproveitar e pegar mais forte na parte física agora. A classificação para o mundial deu um pique a mais para os treinos, sigo motivada!

Leia Mais…

segunda-feira, 4 de maio de 2009

Campeonato Brasileiro de Karate Goju-ryu

Nesse feriado, viajei até Barra do Piraí - RJ para disputar o Campeonato Brasileiro da IKGA e seletiva para o mundial. Saímos na sexta-feira de Guarulhos e chegamos lá no sábado de madrugada.

A competição foi realizada em dois dias e eu competi no sábado à tarde. Foi uma experiência bem diferente, pois para a categoria adulta de kata, os outros kotos (quadras) pararam e só o koto central estava funcionando. As crianças e outros atletas que estavam lá ficaram em volta do koto para assistir a gente, além disso a afiliada da tv Globo local estava lá gravando. Junto a tudo isso, eu fui a primeira a se apresentar. Confesso que deu um friozinho na barriga, mas consegui contornar tudo isso e apresentar um bom kata. Quando fui anunciada como campeã, ouvi alguns gritos e aplausos daquelas crianças que estavam presentes e isso se converteu em um sentimento de alegria e satisfação de estar lá.

Pódio Kata adulto feminino faixa-preta

Depois que competi, foi a vez do pessoal da associação. Todos foram muito bem na competição, independente do resultado. A maioria conseguiu a classificação para o mundial e os que não conseguiram, desempenharam um bom papel. Acredito que nesse campeonato demonstramos a força da nossa equipe, todos se ajudando, torcendo e vibrando. Agradeço ao apoio de todos lá e espero que no mundial a gente consiga mostrar o que foi visto nesse campeonato e honrar o nome que carregamos nas nossas faixas.

Associação Shizuoka

Um importante passo foi dado e agora é treinar para o mundial que será em Outubro na África do Sul.

Leia Mais…