sexta-feira, 26 de agosto de 2011

"Uchinanchu"

Essa semana recebi uma carta muito bacana da Associação Okinawa de Guarulhos:A minha família, tanto por parte de pai como por parte de mãe, é de Okinawa. Quando era criança, não entendia muito bem o que isso significava. Para mim, era tudo Japão e tudo bem longe do Brasil. Com o passar do tempo e por grande influência do karate na minha vida, passei a estudar e saber mais sobre Okinawa e Japão. Digo como se fossem coisas distintas, pois por muito tempo Okinawa não fez parte do Japão e dessa forma, Okinawa tem uma cultura própria e até um dialeto diferente, o "uchinaguchi".

Fiquei muito feliz em receber essa carta. No domingo teremos uma reunião com a diretoria da Associação Okinawa de Guarulhos para receber uma homenagem.

E já que estou falando de Okinawa, no início do mês de Agosto uma comitiva de Kitanakagusuku-son, cidade na qual minha mãe nasceu, veio para o Brasil para comemorar 20 anos da associação dos imigrantes okinawanos de Kitanakagusuku aqui no Brasil.

Parte da minha família com prefeito de Kitanakagusuku


Presidente da Assoc. Okinawa do Brasil, meu pai, eu e o Prefeito de Kitanakagusuku

Nesse dia fui apresentada ao senhor prefeito, que disse ser praticante de karate também, do estilo Ryuei-ryu e disse que quando eu for para Okinawa para ir treinar com ele.

Sinto cada vez mais a responsabilidade que tenho em ser descendente de uchinanchus e de preservar a cultura dos meus antepassados. Para muitos, o karate pode ser apenas um esporte de origem japonesa, mas para mim significa muito mais e sei que ainda há um longa jornada no "caminho das mãos vazias".

Leia Mais…

quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Gashuku - 2011

Ontem antes de dormir estava lendo o livro "Jogando para vencer" (John Wooden e Steve Jamison), livro que faz parte de uma coleção organizada pelo técnico Bernardinho. Achei um tanto quanto coincidência ler isso: "Talvez você não consiga correr tão rápido quanto outra pessoa, mas isso não deve impedir que você tente correr na sua velocidade máxima. [...] pratique para atingir o máximo de seu potencial. E então, mesmo que você não se revele o corredor mais veloz na pista, tente com afinco fazer sua melhor corrida".

Não tinha como não fazer uma ligação com o fim de semana que vivi ao lado dos karatecas da Associação Shizuoka no nosso tradicional gashuku. Nunca fui muito boa com as palavras, por isso para explicar o quê é um gashuku, copio as palavras do meu sensei:

"Gashuku é o treinamento que se faz junto à natureza, por um final de semana, para elevarmos o espírito, a energia, nossas faculdades mentais e também para reforçar os laços de amizade e comprometimento em grupo. Não esperamos vencer nada (a não ser nós mesmos) não esperamos provar nada (a não ser que somos capazes) e não esperamos ganhar nenhum prêmio (a não ser aquela satisfação de chegar ao final). É um final de semana intenso, com a busca pelos limites físicos e superação constante. As técnicas do Karate-do Goju-ryu são exploradas ao máximo e seus conceitos são vivenciados em uma experiência única".

Sim, experiência única. Todos os anos temos gashuku, mas nenhum gashuku é igual ao outro. E você nunca sai o mesmo de quando entrou no sítio. Saimos sempre melhores, é um fim de semana em que você se vê se questionando e se confrontando várias vezes. "Por que você está lá?" "Esse é o melhor que você pode dar?" "Até onde vai o seu limite?"

Muitas vezes durante os exercícios físicos, aquele lado fraco que tenho pensava: "pára, você não aguenta mais". Mas ai respirava e pensava: "só mais um" e aquele número que eu pensava ser o meu limite ficava para trás.


Shizuoka Goju-Kan

"Reforçar os laços de amizade e comprometimento em grupo" disse sensei Akira. Diria com certeza que superar todos exercícios foi conseguido pelo comprometimento do nosso grupo em chegar ao final.

Alguém duvida que estávamos felizes ao terminar o gashuku de 2011?

Agora é transportar o que vivenciei esse fim de semana para o dia-a-dia. Fazer a minha melhor "corrida" sempre.

"Vencer e lembrar-se de tudo!"

Leia Mais…

quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Tá chegando!

O tão aguardado Gahusku de 2011 está chegando. E esse ano comemorando os 15 anos de Associação Shizuoka no Brasil.

Saiba mais aqui.

Leia Mais…