Ontem antes de dormir estava lendo o livro "Jogando para vencer" (John Wooden e Steve Jamison), livro que faz parte de uma coleção organizada pelo técnico Bernardinho. Achei um tanto quanto coincidência ler isso: "Talvez você não consiga correr tão rápido quanto outra pessoa, mas isso não deve impedir que você tente correr na sua velocidade máxima. [...] pratique para atingir o máximo de seu potencial. E então, mesmo que você não se revele o corredor mais veloz na pista, tente com afinco fazer sua melhor corrida".
Não tinha como não fazer uma ligação com o fim de semana que vivi ao lado dos karatecas da Associação Shizuoka no nosso tradicional gashuku. Nunca fui muito boa com as palavras, por isso para explicar o quê é um gashuku, copio as palavras do meu sensei:
"Gashuku é o treinamento que se faz junto à natureza, por um final de semana, para elevarmos o espírito, a energia, nossas faculdades mentais e também para reforçar os laços de amizade e comprometimento em grupo. Não esperamos vencer nada (a não ser nós mesmos) não esperamos provar nada (a não ser que somos capazes) e não esperamos ganhar nenhum prêmio (a não ser aquela satisfação de chegar ao final). É um final de semana intenso, com a busca pelos limites físicos e superação constante. As técnicas do Karate-do Goju-ryu são exploradas ao máximo e seus conceitos são vivenciados em uma experiência única".
Sim, experiência única. Todos os anos temos gashuku, mas nenhum gashuku é igual ao outro. E você nunca sai o mesmo de quando entrou no sítio. Saimos sempre melhores, é um fim de semana em que você se vê se questionando e se confrontando várias vezes. "Por que você está lá?" "Esse é o melhor que você pode dar?" "Até onde vai o seu limite?"
Muitas vezes durante os exercícios físicos, aquele lado fraco que tenho pensava: "pára, você não aguenta mais". Mas ai respirava e pensava: "só mais um" e aquele número que eu pensava ser o meu limite ficava para trás.
"Reforçar os laços de amizade e comprometimento em grupo" disse sensei Akira. Diria com certeza que superar todos exercícios foi conseguido pelo comprometimento do nosso grupo em chegar ao final.
Nenhum comentário:
Postar um comentário