quinta-feira, 26 de novembro de 2009
Exame de faixa
sábado, 21 de novembro de 2009
Pós-mundial
O mundial se foi e deixou uma sensação de "e agora?!". O ano inteiro estive focada na competição e após a viagem, precisava de um descanso. Tanto físico como mental. No nosso dojô (local onde treinamos), a gente até brincava que tudo que precisávamos fazer era "só depois do mundial!".
Voltei aos poucos aos treinos. Em Guarulhos voltamos a ter o foco aos treinos tradicionais, competição só ano que vem. A próxima meta agora é prestar o exame de graduação para faixa-preta 2º Dan, que ocorre em Dezembro e Janeiro.
Em Santos voltei a correr e fazer uns treinos na praia. O clima está bem agradável para treinar bem cedo ou à tardezinha. Um dia desses acordei cedo, fui ver o Sol nascer e aproveitei pra fazer um treininho logo de manhã pra começar o dia bem.
Por enquanto não temos nenhum evento até o final do ano, além do nosso tradicional treino de fim de ano e o bonenkai.
domingo, 8 de novembro de 2009
Vídeos e fotos do mundial!
Muitos vídeos e fotos foram feitos durante nossa viagem à África do Sul, à seguir os vídeos editados pelo Horácio Saito e que estão no Youtube:
As fotos podem ser conferidas AQUI
domingo, 1 de novembro de 2009
Mundial IKGA
Estou de volta ao Brasil. Cheguei na terça-feira de noite em casa, na bagagem não trouxe uma medalha, mas uma experiência incrível.
Partimos do Brasil na terça-feira dia 20, do aeroporto de Guarulhos. Na ida enfrentamos uma série de turbulências, que deu um certo medinho, ainda mais com uma mulher gritando dentro do avião. Chegando em Johannesburg, esperamos um pouquinho para pegar o vôo para a Cape Town (Cidade do Cabo), onde ocorreria o campeonato. Antes de fazer o check-in, fomos pegar nossa bagagem e uma das malas de um dos atletas do Brasil foi extraviada (mas no dia seguinte já estava no hotel com ele). No aeroporto cruzamos com duas outras delegações que também estavam indo para o Campeonato da IKGA.
Chegando à Cape Town fomos direto para o nosso hotel, não era o hotel oficial do evento, mas era mais próximo do ginásio. Um hotel muito bom e os atendentes bem atenciosos, ainda mais conosco, brasileiros não fluentes em inglês! No mesmo hotel estava a delegação do Irã. No começo foi um "choque" de culturas, mas eles foram bem amigáveis e os que sabiam um pouco de inglês vieram conversar com a gente.
Depois que nos instalamos no hotel, fomos ver o ginásio e conhecer um pouco do que estava à nossa volta. Os kotos estavam todos prontos, isso que ainda eram 2 dias antes do evento. Ficamos lá por um bom tempo e voltamos a pé para o hotel, para conhecer o que tinha por perto.
No dia seguinte, foi o dia da pesagem. Fomos para o ginásio e passamos a tarde inteira lá, como eu e o Bruno éramos o que melhor enganavam no embromation em inglês, ficamos para ajudar o sensei Akira a conversar com o pessoal da organização, assim como no congresso técnico.
Na sexta-feira começaram as competições. Oito quadras funcionando com 5 árbitros e a final de cada categoria sendo numa quadra central. Nesse dia foram as categorias até juvenil. Dois atletas da nossa equipe conseguiram boas colocações: 3º e 5º lugares no kata individual.
No sábado era o dia da minha categoria. Logo que cheguei já fui para a área de aquecimento, dar uma soltada. As chaves saíram, tinham 53 atletas inscritas e se fosse até a final faria 6 katas. Ganhei as duas primeiras rodadas e na terceira perdi para uma italiana. Como ela perdeu para a japonesa em seguida, ela tirou as minhas chances de disputar o 3º lugar na repescagem. No mesmo dia, todos da minha equipe competiram, mas infelizmente ninguém medalhou nesse dia.
No último dia de competição, apenas o sensei Akira e o sensei Horácio iriam competir no bunkai-kata (aplicação do kata). Tiveram um bom desempenho e apesar de na minha humilde opinião achar que eles foram melhores que os japoneses na semi-final, eles acabaram ficando com a 3ª colocação e os japoneses foram para a final com os suiços.
Na segunda-feira, tivemos seminário com o Saiko Shihan Yamaguchi Goshi na parte da manhã e à tarde retornamos ao hotel. Como todos estavam extremamente cansados, ficamos no hotel o fim do dia, arrumando as malas para a volta. Saímos de madrugada do hotel para o aeroporto. Enfrentamos 14 horas de viagem para chegar no Brasil.
Muitas pessoas me perguntaram se não fiquei passeando lá, o que teve de interessante para fazer etc. Mas como toda viagem de competição, não estamos lá para passear, se sobrar tempo, tudo bem, fazemos alguma coisa... Mas nem por isso, essa viagem não me engrandeceu, as coisas que a gente passa por lá, a experiência, o contato com outras culturas... muita coisa que só quem esteve lá, sabe. Muitas coisas não dá pra explicar, apenas vivenciar.
Voltei de lá sem uma medalha, mas a sensação é de que não foi uma viagem e um campeonato à toa, onde perdi meu tempo. Daqui 4 anos, teremos o 6º Mundial na Índia e até lá dá para fazermos um planejamento ainda melhor, agora sabendo melhor o que podemos encontrar lá.
Gostaria de agradecer à todos que de alguma forma colaboraram para a minha participação, com rifas, vaquinhas, camisetas etc... e aos meus familares, sem eles seria impossível! Mutito obrigada pai, mãe e irmãs queridas!
Agradeço à todos os que estiveram comigo nessa viagem inesquecível e daqui 4 anos a Índia nos espera!
Leia Mais…
segunda-feira, 19 de outubro de 2009
Enfim, chegou!
Meu kimono finalmente chegou, na sexta de manhã e pude treinar com ele à noite na Liberdade. Gostei muito dele, parecia uma criança esperando seu brinquedo chegar, e quando chegou queria ficar com ele o tempo todo. Ainda no treino da noite pegamos os documentos da viagem, passagem e reserva de hotel.
Já no sábado, treinamos de manhã e recebemos o agasalho da seleção brasileira, que ficou muito bonito por sinal. Recebi também minhas novas faixas de competição, espero que elas tragam boas energias para este campeonato e para os próximos.
No sábado à noite, fizemos o último treino com o pessoal do Kendo. Foi muito bacana, pois além de podermos fazer uma apresentação para o sensei Marcelo e seus alunos, no local em que eles treinam havia uma foto do sensei Ryuzo Watanabe que foi o representante do nosso estilo no Brasil e na América do Sul até 1998, ano de sua morte.
Nós com os alunos de Kendo e o sensei Marcelo, na parede ao fundo a 3ª foto é do sensei Watanabe
Executando o Kata Kururunfa
Agora que está perto, começa a passar um filme na cabeça, tudo o que fizemos e treinamos... O tempo passou muito rápido e amanhã já é o nosso embarque! Que todos nós possamos realizar uma boa apresentação lá, representar muito bem nosso país e o que nossos senseis nos ensinou.
Espero que dê para postar as novidades de lá, se não for possível, assim que chegarmos daremos (boas) notícias!
Até mais!
quinta-feira, 15 de outubro de 2009
Contribuição para o Mundial
A seguir fotos de quem já contribuiu com mais de R$30 e ganhou uma camiseta!
Miguel, Guilherme, eu, tio Miguel, tia Tsugie e Stella
Resultado dos Jogos Abertos
Perdi na primeira rodada para a atleta de São Roque. Que por sua vez foi pra final e me puxou para repescagem. Na primeira rodada da repescagem, competi contra a atleta de Taboão da Serra e venci. Já na rodade seguinte perdi para a atleta de Campinas e dessa forma me despedi da competição.
Confesso que fiquei decepcionada com a minha participação, mas nada que abale minha confiança para o Mundial da semana que vem.
Agora é começar a arrumar as malas e esperar chegar meu kimono do Japão, que uma tia minha me mandou de presente de aniversário e pelo previsto já era para estar nas minhas mãos! Espero que até sexta ele esteja aqui comigo!
domingo, 11 de outubro de 2009
Jogos Abertos 2009
Ano passado, representando a cidade de Rio Claro tive um ótimo resultado, obtendo o 1º lugar. Esse ano o objetivo é o mesmo, ir lá, ter um bom desempenho e trazer mais uma medalha. Além disso, será um bom teste para ver como me sinto numa competição, a última que disputei foi em Julho, os Jogos Regionais de Arujá.
Faltando pouco tempo para a viagem à África do Sul, o pensamento é de que tudo o que tinha que ser feito, já foi feito. Agora é só manter e continuar focada e concentrada para o Mundial, independente do resultado que tenha na segunda-feira.
domingo, 4 de outubro de 2009
Contagem regressiva
Com a colaboração da empresa MEBUKI, houve uma aliviada nas despesas e o resto a gente vai correndo atrás com colaborações de amigos e parentes. A maioria, ao saber da minha situação veio prontamente ajudar e ficaram espantados com o fato de não haver apoio da Federação e de outras empresas.
Agora que não há mais volta, o que nos resta é esperar que a partir de agora o cenário esportivo brasileiro sofra mudanças significativas para ai sim podermos afirmar que somos "potência" em algo.
Parte da Família Kanashiro e amigos
Uma parte da Família Higa
sábado, 19 de setembro de 2009
Colabore para minha participação no Mundial!
Olá,
infelizmente não consegui todo valor que preciso para poder participar do Mundial de Karate na África do Sul. Agradeço a empresaMEBUKI que está colaborando com uma parte dos gastos da minha viagem.
Uma amiga minha criou uma conta num site em que você pode contribuir para a minha participação na competição.
Segue o link:
Vaquinha: Claudinha no Mundial de Karate na África do Sul
Qualquer ajuda será bem-vinda! E agradeço a todos desde já!
quinta-feira, 3 de setembro de 2009
Fotos do Ikoi no Sono
Nesse tempo sem postar, estava marcado um treino no Rio de Janeiro, lá na Academia das Agulas Negras, mas foi cancelado por causa da visita que o Presidente Lula faria ao local no mesmo dia. Dessa forma, nossos treinos seguem acontecendo em Guarulhos e em São Paulo no bairro da Liberdade.
Falando da Liberdade, nesse feriado acontecerá uma comemoração dos 40 anos do bairro. Nossa equipe estará lá para angariar fundos para a nossa viagem para o Campeonato Mundial na África do Sul, já que ainda não conseguimos patrocinadores.
Fazendo outro link, um vídeo da nossa equipe está disponível no Youtube como estratégia para divulgação do nosso trabalho e dos futuros patrocinadores:
Leia Mais…
quinta-feira, 20 de agosto de 2009
Apresentação no Ikoi no Sono
Pude fazer um dos katas que venho treinando bastante, o sepai. Os movimentos parecem que estão fluindo melhor e me senti muito bem executando o kata.
Com as aulas na faculdade retornando e sendo remanejada a reposição das aulas perdidas, estou fazendo um replanejamento dos meus treinos físicos e técnicos. As corridas na praia estão de volta!
No próximo post publico as fotos da nossa apresentação, já que esqueci minha câmera em Guarulhos e ainda não havia passado as fotos pro computador.
sexta-feira, 14 de agosto de 2009
Sacrificios?
Uma vida de sacrifícios. Acho que concordo com o que Chris Carmichael (ex-técnico de Lance Armstrong) disse em uma entrevista: "Prefiro pensar que eles não estão se sacrificando, mas fazendo o que querem para ter sucesso. Não adianta restringir a vida do atleta. É preciso convencê-lo de que a jornada dele no esporte é a coisa mais importante da vida no momento. Pouquíssimas pessoas têm a chance de ser um atleta de sucesso".
Essa foi a última semana de férias. Agora volto para Santos e aos fins de semana subo a serra para treinar com o pessoal daqui. Desde que me formei no Ensino Médio, tenho morado numa cidade longe da minha família e dos meus senseis por causa da faculdade. Mas retorno aos fins de semana para poder treinar com eles. Alguns podem classificar isso como loucura também. Mas como o sensei Horácio disse ontem, uma coisa que faz parte da minha vida há 11 anos (mais da metade do que eu já vivi) deve ter um significado especial.
Para quem ainda não viu, segue um vídeo com Cesar Cielo e sua vida nos EUA:
segunda-feira, 10 de agosto de 2009
Força mais velocidade: potência!
Como disse no post anterior, o Campeonato Mundial está mais perto e agora nos treinos passamos a aliar a força com a velocidade, isto é, potência.
Analisando os vídeos dos Jogos Regionais (última competição que participei) pude constatar que o que faltou nos meus katas foram os movimentos explosivos, justificados pelo tipo de treinamento que estava realizando na musculação. Isso não foi um erro, pois já estava no meu planejamento que o evento principal, no qual eu devo estar no auge, é justamente o campeonato mundial. Dessa forma, como já havia dito os Jogos Regionais era um "teste" e o objetivo era ficar entre as 3 primeiras. Claro que a medalha de ouro seria muito bem-vinda e entrei na competição para ganhar, afinal quem entra numa competição para perder? Mas sei que não estaria no momento ideal naquela competição.
Para o mundial quero realmente estar no auge e verificar uma evolução dos Jogos Regionais. O objetivo é sair do campeonato com o pensamento que realmente fiz o meu melhor e se tudo der certo, com uma medalhinha.
quinta-feira, 6 de agosto de 2009
Sai zica!
Como minhas aulas foram adiadas em Santos (prevenção à nova gripe), ficarei mais duas semanas em Guarulhos. Mas, como a sorte não anda sendo minha amiga, não pude ir treinar na terça-feira. Uma bolota apareceu na minha axila esquerda e não estava conseguindo abaixar o braço. Hoje já está bem melhor, apesar de a bolinha ainda estar lá. Então, bóra treinar!
No fim de semana que vem, tem apresentação no Bazar Beneficiente do Ikoi no Sono, em Guarulhos.
quarta-feira, 29 de julho de 2009
Gashuko
Nesse último fim de semana viajamos para Arujá para o nosso tradicional Gashuko. O Gashuko da nossa Associação acontece sempre em Julho, que além de ser um mês de férias para a maioria, é também um mês bem frio.
Leia Mais…
quinta-feira, 9 de julho de 2009
Descanso
Nesses dois dias de descanso aproveitei para assistir alguns vídeos, principalmente os katas que fiz nos Jogos Regionais. Há bastante coisas para melhorar, as coisas que vinha treinando ainda não estão encaixadas. Mas quando comparo com alguns vídeos antigos meus, fico feliz por ver que há uma certa evolução.
Esse mês pretendo além de corrigir as partes técnicas, dar um "up" na parte física.
terça-feira, 7 de julho de 2009
Jogos Regionais - Arujá
No sorteio das chaves elas estavam na outra chave e pegaria uma delas somente na final. Foram 3 rodadas de kata, na primeira rodada fiz kururunfa contra a atleta de Suzano (3x0). Na segunda rodada disputei com a atleta de Arujá com o kata Seisan (2x1) e na final fiz o suparimpei, mas infelizmente perdi para atleta de Pindamonhangaba por 3x0.
A expectativa era ficar entre as 3 primeiras e saio com o objetivo cumprido. Com o foco voltado totalmente para o Mundial da IKGA, esse campeonato serviu como teste. Fazia tempo que não competia nos moldes da WKF, desde o campeonato brasileiro do ano passado no final do ano. Pude testar os tokui katas que sofreram pequenas modificações para o mundial.
Pódio do Kata Individual - 1ª divisão
Ainda há bastante coisa para melhorar e com as férias da faculdade terei o mês de Julho inteiro em Guarulhos para treinar com meus senseis e ir bem confiante para o Mundial.
Equipe de Karate de Guarulhos
A equipe feminina feminina estava desfalcada e fui escalada para participar do kumite. Como na minha categoria (-53kg) já havia uma atleta, participei do kumite por equipes. Nós disputamos contra São José dos Campos e Suzano. Foi uma experiência bem legal, pois fazia bastante tempo que não competia no kumite (desde o Paulista equipes em 2003). Não fiz nenhum milagre nas lutas, mas dei um pouco de trabalho para as adversárias. Empatei uma luta e perdi a outra. Senti dificuldades com o ritmo de competição, sabia o que tinha que fazer, mas o corpo não correspondia. Mas de qualquer forma, fiquei contente com a minha participação no kumite.
Leia Mais…sexta-feira, 3 de julho de 2009
Jogos Regionais 2009
Amanhã tenho o último treino e domingo sigo para o alojamento da cidade de Guarulhos, espero continuar com os bons resultados que venho tendo nos Jogos Regionais e representar bem a cidade de Guarulhos e a Associção Shizuoka.
Bruno, Anderson, Sergio, Chibbas e Diogo: Parabéns, foi uma ótima estreia de Bragança nos Jogos Regionais!
sexta-feira, 26 de junho de 2009
Pedra Bela
terça-feira, 23 de junho de 2009
Treino da seleção brasileira
quarta-feira, 17 de junho de 2009
Festival das Cerejeiras
Quanto ao meu joelho, parece estar melhor. Talvez tenha sido o desgaste da prova de 10 km. Durante a apresentação em si não doeu, mas em alguns momentos da viagem o joelho "reclamava" um pouco.
quarta-feira, 10 de junho de 2009
Sai pra lá lesão!
Na segunda não fiz nada de exercício físico para ver se o joelho recuperava, até utilizei o elevador em vez das escadas. E parecia que ia melhorar, mas hoje ainda sinto dor. Depois de descer do ônibus que veio de Santos até São Paulo senti um forte incômodo. Estou torcendo para que não seja nada grave e que não precise ir ao médico. Preciso criar coragem e além de pomada antiinflamatória, fazer gelo, mas esse frio que está em casa não me encoraja muito.
Enquanto as competições não chegam, o próximo evento que participaremos será uma apresentação que faremos no Festival da Cerejeira, na cidade de Garça (interior de SP) no próximo sábado.
terça-feira, 2 de junho de 2009
Mais corrida 10 km maratona de SP
No treino a gente tava comentando sobre a prova de domingo, ai vim olhar no site oficial os resultados para saber meu tempo certinho. Olha que legal:
Tempo líquido: 01:00:39
Classificação geral: 231º (1403 atletas inscritas)
Classificação por faixa etária: 10º (na verdade estou em 9º porque eles pegaram pela ordem de chegada e não pelo tempo líquido)
Fiquei contente ao ver isso, porque achei que estaria lá nos últimos nomes. Mas na minha faixa etária (20 a 24 anos) fiquei entre as 10 de 72 pessoas inscritas. Foi bom para eu ter um parâmetro de comparação, porque geralmente fico comparando a minha performance com o pessoal do dojo, que é composto em sua maioria por homens. Tá certo que não eram atletas de elite na minha faixa etária e que a primeira colocada fez o percurso 15 minutos mais rápida do que eu, mas mesmo assim deu uma certa felicidade.
O objetivo de baixar o tempo para menos de 1 hora continua, porque sei que é possível.
10 km - Maratona de SP
Outra coisa diferente do que já tinha vivenciado, foi o número de participantes: 15 mil inscritos! Gente pra caramba! O problema disso foi na largada, muita gente com ritmo diferente, dificuldades pra ultrapassar e meu tempo por quilômetro muito acima do que eu esperava (queria estar no máximo 6min/km pra poder completar em até 1h). A partir do 4º km, meu tempo estava abaixando e consegui recuperar um pouco do que havia perdido na largada. Mas não foi suficiente, a subida do túnel foi cansativa e cheguei com o tempo de 1h00min (tempo extra-oficial).
Pelo menos terminei menos acabada que das outras vezes e a recuperação foi mais rápida. Senti que na corrida faltou um pouco de "combustível", assim como venho reparando nos treinos diários. Preciso me atentar à alimentação, que não está sendo adequada em Santos, longe da comida da mamãe.
No geral, o saldo foi positivo encarei a corrida como um treino, só que com um pouquinho a mais de pressão para acabar no tempo estipulado. Durante a corrida tive que lutar com o lado fraco novamente, mas com tanta gente a minha volta correndo foi fácil superar. Agora é continuar treinando e se preparar para a próxima prova. Vou incluir treinos de velocidade para realmente abaixar o tempo de 1h.
terça-feira, 26 de maio de 2009
EU x EU
Fiquei bem cansada com os treinos e tirei o domingo para descansar um pouco. Por causa dos treinos de musculação, sinto que meu corpo ainda está em adaptação e não corresponde do jeito que gostaria.
Ontem, o “meu lado fraco” ficou martelando na cabeça para depois da faculdade ir pra casa em vez de ir treinar, ainda mais com um monte de matéria pra estudar para a prova que eu tinha hoje. Mas o “eu forte” ganhou. Acho bem legal quando isso acontece, quando mostro para o lado fraco que ele é fraco, essa disputa que tenho comigo mesmo. Não sei ao certo, mas acredito que todo atleta vivencia isso, por mais que você ame o que faz, sempre tem aqueles dias que você não ta muito afim.
Muitas vezes essa disputa comigo mesmo acontece nos treinos de corrida. Como estou aqui treinando sozinha, tem uma “voz” que fica dizendo “pára, você está cansada!”, mas continuo correndo até cumprir a meta do dia e ai a sensação é indescritível.
Falando em corrida, no domingo é o dia da prova de 10km que nossa equipe vai participar. A inscrição foi feita no pelotão que pretende terminar a prova em menos de 50 minutos, me inscrevi nesse pelotão para poder largar com o resto da equipe, mas meu objetivo pessoal é terminar abaixo de 1h, já que no ano passado participei de duas provas de 10km e meu tempo foi de 1h01min.
domingo, 24 de maio de 2009
Reportagem da TV Globo - RJ
Segue a rápida reportagem que foi veiculada no Rio de Janeiro sobre a seletiva para o mundial que aconteceu em Barra do Piraí - RJ.
terça-feira, 19 de maio de 2009
Future champion of the world
Uma das histórias que gostei muito foi sobre o ex-jogador de basquete Oscar Schimidt. No livro tem transcrito uma parte da entrevista que ele deu para seu irmão, Tadeu Schimidt: "Eu não treinei pra ser bom, eu queria ser o melhor do mundo. Não consegui ser, mas treinei mais que qualquer um. Eu vou dormir hoje, amanhã e quando acabar a minha carreira eu vou dizer: 'Fiz tudo que eu podia'."
Quando li isso me identifiquei muito com as palavras dele. Quero ser a melhor e se não conseguir quero poder dizer que fiz tudo que podia. Desde o ano passado com a volta da IKGA Brasil, tem se falado no mundial deste ano. Com a classificação garantida no início desse mês, parece que tudo o que acontece ao meu redor está relacionado ao campeonato. Aqui na faculdade em Santos muitos já me conhecem como "a garota que vai pra África do Sul disputar o mundial". As notícias se espalham rápido e fico contente com o apoio que tenho recebido dos meus novos colegas.
Hoje estreiei uma camiseta que comprei no fim de semana passado:
sábado, 9 de maio de 2009
Resuminho da semana
Para semana que vem o planejado é alterar o treino de musculação com o objetivo de ganhar força e assim, me livrar dos treinos de resistência finalmente. Não que eu seja contra o treino de resistência, mas estava fazendo séries com 20-30 repetições... o que tornava o treino longo e monótono. Já disse que nunca fui muito fã da musculação! =P
segunda-feira, 4 de maio de 2009
Campeonato Brasileiro de Karate Goju-ryu
Associação Shizuoka
Um importante passo foi dado e agora é treinar para o mundial que será em Outubro na África do Sul.
Leia Mais…domingo, 26 de abril de 2009
Seletiva para o mundial
Por causa da indefinição da minha participação nos Jogos Regionais desse ano, não participei da Etapa do Paulista que ocorreu em São José dos Campos. Mas no próximo fim de semana "entrarei em campo" para disputar uma vaga para o Mundial da IKGA, principal objetivo desse ano.
Então essa semana a intensidade dos treinos será mais leve e a concentração voltada para a competição dos dias 2 e 3 de Maio na cidade de Barra do Piraí - RJ.
terça-feira, 21 de abril de 2009
Feriado
No sábado tivemos treino pela manhã e no domingo reservamos para gravar uns vídeos do pessoal da Associação.
Segunda foi dia de descanso e hoje novamente tivemos treino pela manhã e pude fazer 5 rodadas pra entrar no clima da Etapa do Paulista e ver como me sinto após as rodadas. O resultado dos treinos físicos começam a aparecer.
Agora essa semana não vou "pegar muito pesado" nos treinos para não correr risco de lesões, concentrar-me e fazer um bom papel no sábado em São José dos Campos. Sigo confiante para essa etapa.
Segue abaixo fotos de domingo:
Fotos por Chibbas
Leia Mais…terça-feira, 14 de abril de 2009
Correria total
As últimas semanas foram bem corridas por aqui. Muitas coisas rolando na faculdade: trabalhos, seminários, provas e muito conteúdo para estudar. Isso tudo acabou tomando grande parte do meu tempo e parecia que o dia precisava ter mais de 24h pra poder além de tudo isso treinar e descansar de forma correta. Mas tudo foi e continua fluindo, me adaptando a essa nova fase da vida aqui em Santos.
Os treinos físicos ocupam a maior parte de treinos durante a semana, já que ainda não encontrei um lugar adequado para realizar os treinos técnicos. Em Rio Claro conseguia dar um jeito, treinando na academia do sensei Shu, que conheci por lá e foi meu técnico nos últimos Jogos Regionais que disputei, ou até mesmo na garagem de casa. Mas aqui em Santos as academias que conheci são pequenas e geralmente só possuem a sala de musculação ou uma pequena sala de ginástica que está sempre ocupada, preciso rodar mais e conhecer a cidade. A faculdade também não possui espaço para prática de exercício físico, diferente da situação vivida em Rio Claro.
Agora vou esperar o Sol baixar um pouco para poder fazer meu treino de corrida e à noite vou enfrentar os pesos na academia, depois de terminar um trabalho sobre as espécies reativas ao oxigênio, os famosos radicais livres que vem sendo relacionado com o exercício físico ultimamente...
quarta-feira, 25 de março de 2009
Essa semana...
... recomecei os treinos de musculação. Sinceramente nunca fui muito fã deste tipo de treino, prefiro os treinos físicos específicos e exercícios livres. Mas sei da importância deste tipo de trabalho atualmente. Então essa semana segue com séries de adaptação e semana que vem já mudo meu treino mais direcionado para a resistência. Os treinos de corrida seguem sendo feito na praia e não só focados para a resistência, mas também para a prova que a gente pretende participar em São Paulo (prova de10 km da Maratona Internacional de SP em maio). E por enquanto é isso, muito treino e o cansaço tomando conta do meu corpo. Mas com as metas definidas na cabeça, não abro mão de treinar mais um pouquinho.
Leia Mais…sábado, 21 de março de 2009
O segredo é treinar!
Fim de semana passado em Santos teve uma etapa do Troféu Brasil de Triathlon. E eu como fã de esporte estive lá para assistir e torcer para uns amigos. Por ser um esporte de resistência, a determinação dos atletas é de se admirar. Torci para meus amigos, que foram muito bem por sinal, mas acho que o que mais me chamou a atenção (além da magreza da Carla Moreno - campeã da categoria feminina) foram aqueles atletas que muitos não viram (já que logo que os primeiros saíam do mar ou terminavam a corrida, a torcida se espalhava). Eram aqueles atletas amadores, que estavam ali para superarem a si mesmo. O simples fato de conseguir completar a prova para eles já era um grande prêmio. Muitos, pelo que pude notar, eram pessoas mais velhas ou ex-sedentários. E isso de certa forma me marcou e me incentivou a treinar mais e mais. Um dia completo uma prova de triathlon também (rs). O segredo de tudo é treino!
Bom, por falar em treino, ontem rolou um específico pra kumite lá na Liberdade. Bastante gente da equipe apareceu e foi um treino muito bom. A nossa equipe segue forte e unida rumo ao Mundial da IKGA.
Hoje de manhã, em Guarulhos foi a vez de ter um treino técnico de kata. Várias execuções de saifa e sepai (shitei katas) e correções de movimentos. Às vezes nos preocupamos com o aspecto físico e nos esquecemos da técnica, ainda bem que posso contar com senseis pra me corrigir.
E é isso, semana que vem recomeço os treinos de musculação.
quarta-feira, 18 de março de 2009
Mudanças
Agora com novo endereço e novas possibilidades.
No começo do ano, estava passando por um período de volta a Guarulhos, após 4 anos indo e vindo de Rio Claro por causa da faculdade. Com o término da faculdade de Educação Física achei que voltaria a treinar com o pessoal do dojo mais vezes por semana, visto que só os encontrava nos fins de semana.
Porém, tive a felicidade de passar no vestibular numa das melhores universidades e agora estou cursando fisioterapia em outra cidade: Santos.
Agora novos desafios terão que ser superados, apesar de morar mais perto dos meus senseis, já vi que a faculdade exigirá muito tempo de estudos e com o objetivo maior de disputar o mundial da IKGA esse ano, sei que terei que me desdobrar. Mas o que é a vida sem desafios, né?
Por conta dessas novidades na minha vida estava sem postar, mas agora que as coisas estão se encaixando, volto a escrever e postar as novidades.
Até mais.